quarta-feira, 7 de março de 2012

Maus tratos a animais no canil municipal de Gravataí

07/03/2012 10:12 - Atualizado em 07/03/2012 10:51

Canil de Gravataí mantém mais de 300 cães em situação de aparente abandono

O verterinário que cuida do local admitiu condições precárias de higiene do local

Programa Guaíba CidadesFoto:
Programa Guaíba Cidades
A Prefeitura de Gravataí mantém mais de 300 cães abandonados em um canil na estrada Leonel Vitelo, na localidade de Costa do Ipiranga, no interior do município. A repórter Marina Fauth foi ao local verificar as condições desses animais e revelou ao Programa Guaíba Cidades que a situação é de aparente abandono.

O canil se encontra em condição precária de higiene, com dejetos espalhados pelo chão junto com alimentos, em uma situação de total precariedade, numa aparente condição de maus tratos. No local trabalham quatro apenados do semi-aberto e um estagiário de Medicina Veterinária.

O veterinário responsável pelo canil, Roberto Velho Costa, disse que a estrutura foi projetada para 100 animais e agora há superlotação, pois são atendidos mais de 300, a maioria sem raça definida. Informou que até 20% dos cães estão desnutridos, alguns estão obesos e a maior parte se encontra na faixa normal de peso. Destacou que os funcionários trabalham o dia inteiro e estão sempre recolhendo fezes e tratando os animais.

Para Costa, os canis públicos estão com os dias contados. Disse que participa de comissão municipal que discute o problema dos animais de rua, para que sejam castrados. Esclareceu que os animais não comeram na segunda-feira, mas à noite chegou o alimento, e que foi feito pedido de 600 sacos de ração, que darão para abastecer o canil por 4 meses.

Ao ser questionado se deixaria seu cachorro no local, o veterinário disse que não, pois até mesmo cães abandonados na rua vivem em condições melhores que no canil. Ele classificou o local como um "Carandiru" canino, referindo-se ao presídio paulista em que foram constatadas péssimas condições de vida dos encarcerados.

Ouça a entrevista na íntegra nos links.

     Ouça o áudio: Reportagem no canil de Gravataí - parte 1

Fonte: Luis Tósca / Rádio Guaíba

Um comentário:

  1. E um verdadeiro abuso com a vida.Sem mais comentarios .Ou melhor um ultimo comentario:Ao inves de gastar tanto com o salario desse bando de politicos safados salvo raras exceçoes deveriam olhar para essas coisas grotescas q andam acontecendo por ai tanto com animais qto com pessoas.Estou indignada.

    ResponderExcluir