quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O resgate da Rosa, bairro Humaitá .

Leiam o relato emocionante da Fair sobre a resgate de uma égua, submetida a maus tratos no bairro Humaitá,Porto Alegre, capital do RS, em pleno feriadão de Carnaval.
Este resgate envolveu um grande número de protetores e simpatizantes da causa animal, que de todas as formas possíveis (telefonemas para a EPTC, SEDA,apelos nas redes sociais e para rádios e TVs) buscaram socorro para a bichinha.
Monstros, Bichos e Humanos

Só tenho uma certeza absoluta na vida: que neste planeta convivem Humanos, Monstros e Bichos. Os Monstros espreitam e se valem dos Bichos para todo tipo
de prática e, na frente dos Humanos, borram as calças . Há Monstros do sexo feminino e masculino. Monstros malditos e covardes que, batem, exaurem, mutilam, violentam. Geralmente são dissimulados e usam pele de humanos. É muito fácil identificá-los. Quando pegos mostram-se vítimas, em vez de algozes. Há Monstros também que recebem salários ou pagamentos por serviços prestados para cuidar das pessoas, dos animais, das cidades e deixam de cumprir seu dever, de atender, de recolher , de julgar , de fazer enfim seu trabalho. Ontem todos os noticiários mostraram uma senhora que deu a Luz numa parada de ônibus, após ser rejeitada num posto de saúde. Quem estava lá? Ninguém!!!! O Poder Público??? Ora, em pleno Carnaval????

Outra mãe, só que de quatro patas, jogada na rua deu a luz,e seu filhote morreu. Quem estava na EPTC e na SEDA? Dr. jekill ou Mr. Hyde, Humanos ou Monstros? Ou seria o Carnaval o culpado? Foram feitas várias notificações e pedidos de ajuda para o 118 e para 156 tendo inclusive com nº do Protocolo. O animal ficou na rua jogada com dor desde a tarde de domingo, anoiteceu, choveu, refrescou,amanheceu ,esquentou....

Essa égua prenhe estava na rua em frente Padre Blasio Vogel. nº 140, bairro Humaitá, desde a tarde de domingo dia 19. Populares disseram que ela caiu de cansada e com muita dor. Recebi o primeiro
pedido de ajuda pelo telefone depois que a população se certificou que a EPTC não iria. Eram 23,30h, uma pessoa de S. Antonio da Patrulha, neste horário não consegui transporte, até porque estávamos em meio ao feriado de Carnaval . Depois de outra pessoa ligou às 23,50h. Entretando, como ela não sabia com certeza se animal estava no local, disse-me que iria verificar e me dava um retorno. Aguardei até às 2,30 hs da madrugada, sem resposta. Liguei para o cel da moça pela manhã, mas estava desligado.

Às 10,30hs de segunda, a Ana Emília Brosina me ligou, ela já estava no local e, me relatou que o animal estava no mesmo lugar, naquele sol escaldante, ensanguentado. É importante ressaltar que a Ana é uma grande mulher, não se esconde, mete a cara, minha querida parceira de ir para as vilas. Uma mulher destemida, corajosa como poucas. Pouco antes de chegarmos, os responsáveis pelo bicho a colocaram para dentro da casa.
Chegamos a Márcia, eu e mais a BM, perto do meio dia. A égua já havia dado a luz pela manhã, e não nos disseram onde estava o potrinho. A bichinha ainda sangrava do parto. Ela estava com placenta retida, magra, desidratada e com ferimentos na protuberância do ossos. O animal estava urrando, chamando o filhote que haviam levado embora. Somente depois que apareceu o filho de quem se dizia responsável, é que admitiu a situação e ordenou que mostrassem ao veterinário onde o bichinho estava . Foi assim que tivemos acesso ao corpo do potrinho. E foi o blá,blá blá de sempre! Foi "agora, foi ontem, dois dias , nunca foi para carroça, não estava na rua", etc...

As crianças são fabulosas ... Com intuito de defender as pessoas vão desarticulando as mentiras dos adultos. Recolhemos o animal perto da 15hs para o posto da BM com objetivo de aguardar o transporte contratado, que estava atrasado . Até o Posto da BM é um bom trajeto. O policial militar foi conduzindo o animal, ele e eu nos revezamos puxando ela pela corda, com escolta do veterinário, da Márcia Suarez e da viatura. A Rede Record foi ao local e fez o registro. A égua ia olhando para trás e gritando, chamando o filhote. Foi aí que resolvi levá-la até o final do percurso .
Comecei falar com ela, dizendo : " Amiga, vou te chamar de Rosa, ( ela me olhava.. passei o braço em volta de seu pescoço ) . Rosa é um lindo nome pois
é nome de flor. Eu também sou mãe e, sei como deve ser triste perder um filho. No teu caso minha linda, agradece à Deus pelo teu filho ter morrido. Ele está livre de todo sofrimento a que tu foi submetida. Ele não vai para carroça e não vai apanhar, ser judiado ou carregar cargas abusivas no sol, com fome e sede..Deus foi bom contigo, minha querida Rosa. Agora tu vais para o paraíso dos cavalos: lá tem comida, tem água fresquinha, tem quem cure tuas dores, tem que te dê banho, porque eu e tu estamos cheirando a xixi de cavalo".

Assim, bem devagar, e neste papo chegamos a BM. Tinha água fresquinha esperando a Rosa . Compramos cenouras para ela. O mais incrível, foi que parece que ela entendeu, pois ficou quieta e não gritou mais . O transporte não apareceu. Ligamos para todos os que conhecíamos até que a Márcia ligou para o Dorneles, que mandou o transporte do prestador de serviços (que não foi cobrado). Chegamos no sítio as 21,30hs . Julguem vocês quem são os Monstros, os Humanos e os Bichos deste relato.

A BM representada na 2ª CIA do 11º BPM foi irretocável. Parabéns aos valorosos militares desta Corporação que nos enchem de orgulho.


Fair Soares
Presidente da ONG Chicote Nunca Mais

2 comentários:

  1. Parabéns a todos se mobilizaram para socorrer a Rosa, sinto muito pelo potro que não resistiu, mas fico feliz em saber que ela foi resgatada. Existem muitos monstros terríveis entre nós, precisamos nos mobilizar contra maltratos a animais, são seres indefesos que precisam de nossa ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi na rádio gaúcha o apelo para o salvamento da égua... fiquei muito comovida porém não tinha como ajudar. Orei para que uma boa alma pudesse salvá-la. Gostaria de saber qual foi o destino do animal após o seu salvamento, está em um abrigo, haras...?? Espero que tenha se recuperado bem.

    ResponderExcluir