sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Como o cão sua?

Com este calorão procurei informações sobre como os cães podem enfrentar o verão.
Leiam, pois é importante resguardar nossos amigos de quatro patas dos males causados pelas altas temperaturas.
 
Como o cão sua?
 
O Suor do Cão,

Vou mandar o Bob pro banho hoje ele esta muito suado? Será?

Em um dia quente e abafado, o tipo de dia, que parece que você esta se exercitando apenas por respirar, em poucos minutos de atividade vigorosa, você já está nadando dentro de sua própria camisa. Mas o seu cão, com a língua de fora do tamanho de uma gravata, mostra que ele esta quente também.
Pode ser desconfortável para você suar acentuadamente, mas é um método eficiente para regular a sua temperatura. Quando se trata de manter-se fresco, nós estamos na sombra em comparação com nossos cães.

Em pessoas, glândulas sudoríparas ajudam a regular a temperatura, trazendo umidade para a superfície da pele, fazendo o resfriamento enquando a água vai evaporando. Estando as glândulas sudoríparas localizadas em todo o corpo humano, o arrefecimento tem lugar através de uma maior área de superfície da pele do que nos cães. Nos humanos regulamos nossa temperatura muito mais facilmente.

Os cães não têm o luxo de uma refrigeração no corpo inteiro, porque os seus corpos têm muito poucas glândulas sudoríparas, e a maioria delas estão na planta dos pés(patinha). Os cães refrigeram-se, essencialmente pelo processo de respiração ofegante e no ato da respiração, com o revestimento úmido dos seus pulmões que servem como a superfície de evaporação.
A maioria das pessoas acreditam que a língua do cão contém glândulas sudoríparas, mas isso não é verdade. A língua do cão e boca estão associados com muitas glândulas salivares que produzem diferentes formas de saliva. Algum resfriamento acontece quando o cão ofegante movimenta o ar através de saliva-umedecidos nas superfícies da cavidade bucal.
 
Os cães também dissipam o calor através da dilatação (expansão) dos vasos sanguíneos no rosto e nas orelhas. Dilatar os vasos sanguíneos ajuda a refrigerar o sangue de cães, fazendo com que ele flua mais perto da superfície da pele.
 
O calor excessivo em um dia quente pode levar ao superaquecimento (hipertermia) e, eventualmente, a insolação. A temperatura de um cão normal do corpo está dentro da gama de (37,7C) a (38,8) graus centígrados. Se a temperatura sobe para 40,5 ou 41,1 graus, ele pode sofrer exaustão pelo calor. Em 41,6 graus, a insolação pode ocorrer, com conseqüências potencialmente catastróficas. O choque térmico pode causar danos cerebrais e até morte.
 
Um cão que esta superaquecido, irá agir letargicamente, ou talvez confuso. Suas gengivas e língua podem apresentar vermelhidão, e ele ficará fortemente ofegante. O cão pode vomitar, entrar em colapso, ter uma convulsão e pode inclusive entrar em coma.
 
Um cão superaquecido é uma situação de emergência real. Levá-lo a um veterinário imediatamente é primordial. Se possível derramar a água da mangueira do jardim nele para iniciar o processo de resfriamento. No caminho para a clínica veterinária, cubra-o com toalhas molhadas. Não use água gelada.
 
Aqui estão alguns fatos do verão: A temperatura em um carro estacionado podem chegar a 70 graus em questão de minutos, mesmo com as janelas parcialmente abertas. E qualquer cão que se exercitar muito em um dia quente e úmido, mesmo com muita água, pode se tornar superaquecido. Superaquecimento muitas vezes leva a uma insolação.
Passear em calçadas , mesmo para caminhadas, seja em pedras, calçadas e asfalto chegam a muito mais de 70 graus e você esta de tênis ele não. Hidratação ou o fato de ter disponível água limpa e fresca e em quantidade é fundamental a saúde de qualquer animal, humano ou canino.
 
Como proprietário de um animal de estimação, você deve conhecer os perigos de superaquecimento e o que fazer para evitá-lo. Você também deve conhecer os sinais de insolação e o que fazer se seu cão apresenta esses sinais.
 
Quando os seres humanos entram em superaquecimento somos capazes de suar a fim de esfriar. No entanto, o seu cão não pode suar, nem refrigerar tão facilmente, ele deve confiar em ficar ofegante para esfriar. Os cães inspiram através do nariz e soltam através da boca, dirigindo o ar sobre as membranas mucosas da língua, da garganta e traqueia para facilitar o arrefecimento por evaporação do fluído. Seu cão também dissipa o calor através da dilatação dos vasos sanguíneos na superfície da pele na face, orelhas e pés. Quando esses mecanismos estão sobrecarregados entram hipertermia.
 
Riscos altos estão em:
Filhotes de até 6 meses de idade
Cães de grande porte com mais de 7 anos de idade e cães de pequeno porte com de mais de 14 anos
Cães com excesso de peso
Os cães que são super exercitados ou expostos a altas temperaturas
Cães doentes ou sob medicação
Cães braquicefálicos (curta, cabeças de largura) como pugs, buldogues e terriers Inglês Boston
Os cães com doença cardiovascular e / ou má circulação

Cuidados Veterinários
 
As doença relacionada com o calor são tipicamente diagnosticada com base no verificado no exame físico e uma história recente que pode diagnosticar o superaquecimento. Seu veterinário pode realizar exames de sangue para avaliar a extensão da disfunção de órgãos vitais causadores de superaquecimento.
 
Intensidade de tratamento depende da causa e da gravidade da doença causada pelo calor.
 
Temperatura levemente aumentada (inferior a 40,5) pode exigir apenas, um ventilador para aumentar a circulação de ar, água fresca para beber e observação cuidadosa.
 
Temperatura maiores que 40,5 devem ser tratado de forma mais agressiva. O resfriamento pode ser promovida externamente por imersão em água fria.
 
Subjacentes condições agravantes, como doenças obstrutivas das vias aéreas superiores, doenças do coração, doenças pulmonares e desidratação podem ser tratadas com medicamentos adequados, oxigênio suplementar ou fluido-terapia.
Home Care
 
A insolação é uma emergência com risco de vida. Verifique a temperatura retal do seu cão se você suspeitar de insolação. Se for superior a 40,5 graus, retire o seu cão de fonte de calor imediatamente e chame o seu veterinário.
 
Enquanto isso, coloque uma toalha, fria e úmida sobre o seu cão ou coloque-o em um banho frio. Não use gelo, pois pode causar lesões na pele. Pulverização com água de uma mangueira de jardim também funciona bem.

Um comentário:

  1. Boa noite
    O meu cão tem um ano e desde os 6 meses que sofre imenso com queda de pelo em algumas partes do corpo. Por exemplo tem falta de cabelo na cabeço e essa falta tem a forma de ferradura. Ganha crostas e fica com um aspecto esquisito. Nas pontas das patas também tem pouco pelo e com pele cor de rosa. O cão lambe imenso as patinhas, parece que está aflito. Gostaria que me dissessem se sabem o que se passa uma vez que já consultei vários veterinários e não dão com o seu problema de saúde. Obrigada
    Ana Morais
    anamorais2@gmail.com

    ResponderExcluir