sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Plantas tóxicas para animais .

                                           Seu jardim, um perigo para o seu animal.


As intoxicações em animais domésticos podem ocorrer por diversas causas, mas uma das mais freqüentes é a ingestão de plantas tóxicas. Aquelas lindas folhagens do seu jardim podem ser perigosíssimas para crianças e animais, principalmente para os filhotes.
Os sintomas podem ser variados, desde náusea e vômito até a morte, que pode ocorrer em poucas horas dependendo da quantidade e espécie da planta ingerida. As plantas tóxicas podem ser encontradas em jardins, quintais, vasos, parques, praças. As mais comuns são:
Comigo-ninguém-pode
Nome científico: Dieffenbachia picta
Nomes populares: Comigo-ninguém-pode, Aningá-do-Pará (Amazonia), Bananeira d'água (Céara).
Princípio ativo: oxalato de cálcio, saponinas
Sintomas: A ingestão de qualquer parte da planta ou o simples ato de mastigá-la pode causar irritação na boca, edema de lábios, língua e palato com dor em queimação, salivação, esofagite, dificuldade de se alimentar, cólicas abdominais, naúseas e vômitos.

Flor das Almas
Nome científico: Senecia braziliensis
Nome popular: Flor das almas
Princípio ativo: senecia, sinecofilina, brasieinecina.
Sintomas: Náusea, vômitos, cólica abdominal, aumento do fígado e baço, pode causar hepatite aguda ou crônica. A exposição crônica aos princípios ativos pode provocar uma cirrose hepática.

Espirradeira
Nome científico: Nerium oleander
Nome popular: Oleandro ou louro rosa
Princípio ativo: glicosídeos cardiotóxicos
Sintomas: a ingestão ou o contato com o principio ativo da planta podem causar dor e queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarréia, alterações cardíacos que podem levar a morte.

Mamona
Nome científico: Ricinus communis L.
Nome popular: carrapateira, rícino, mamoeira, palma-de-cristo, carrapato.
Sintomas: náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e até sanguinolenta; nos casos mais graves podem ocorrer convulsões, coma e morte.
Princípio ativo: toxalbumina (ricina).

Coroa de cristo
Nome científico: Euphorbia milii L.
Nome popular: coroa-de-cristo.
Sintomas : A seiva leitosa causa irritações na pele e mucosa, inchaço nos lábios, boca e língua, ardor e coceira; o contato com os olhos provoca, irritação, lacrimejamento, inchaço das pálpebras. A ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia
Princípio ativo: látex irritante.

Copo-de-leite
Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng
Nome popular: copo-de-leite.
Sintomas: o contato ou ingestão causa inchaço de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação intensa, dificuldade de deglutição e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação.
Princípio ativo: oxalato de cálcio.

Bico-de-papagaio
Nome científico: Euphorbia pulcherrima Willd
Nome popular: papagaio, rabo-de-arara.
Sintomas: A seiva leitosa causa irritações na pele e mucosas, inchaço dos lábios, boca e língua, ardor e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e alteração temporária da visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia.
Princípio ativo: látex irritante.

Para evitar a intoxicação procure manter essas plantas longe do alcance dos animais domésticos. Em caso de acidente procure ajuda de um médico veterinário e guarde parte da planta para ajudar na identificação.

Por Camila Carnicelli - Médica veterinária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário